ABC Color, Ed. “Uma Velha Rivalidade”
O Clube Liberdade é uma entidade esportiva, com sede no bairro de Las Mercedes, mais denominado como Tuyucuá (Tujukua), pela cidade de Assunção, capital do Paraguai. Ganhou um total de cinquenta e cinco campeonatos, dos quais vince e seis são da primeira divisão da APF (durante um ciclo de tempo, participou de um campeonado paralelo). Além do mais, conquistou outros trinta campeonatos curtos. Participou de inúmeras edições da Copa Libertadores da América e é o time paraguaio, que neste momento participou de mais edições da Copa sul-americana, chegando até a semifinal. Se sabe o clube como o “Gumarelo”, ou os “Repolleros”. Em fevereiro de 2010, foi eleito como o ótimo Clube do mês do Mundo.
No último período anual, de um de junho de 2011 a 1º de maio de 2013, a IFFHS o reconheceu como a 10ª melhor equipa do universo. Desde os seus primórdios, conseguiu realçar como um dos melhores times do futebol paraguaio por tuas conquistas nacionais. Disputa o Clássico Branco e Preto enfrentando o Decano do futebol paraguaio Olímpia.
Cerro Porteño e Olímpia, o disputado contra o Guarani, time com o qual tem uma enorme rivalidade esportiva, institucional e a nível de torcedores muito acalorada bem mais nos últimos anos. Também são chamados de clássicos dos jogos disputados contra o Cerro Porteño, por se cuidar de 2 dos 4 clubes mais ganhadores do futebol paraguaio.
No basquetebol, se destaca como o segundo clube com mais títulos no povo, tendo sido coroado campeão em 25 vezes. O ano de 1905 foi um ano de diversas modificações pro brasil. Uma revolução triunfante, cujos protagonistas vieram no navio “Saxônia” de Buenos Aires, um ano antes, derrubou o velho partido do governo (Colorado) e implantou o Partido Liberal. As palavras “independência”, “democracia”, “igualdade” se puseram de moda, contudo, na verdade, as condições ainda não estavam dadas para conceber valores efetivos.
O primeiro presidente foi nomeado João Manuel Sosa Escalada. A “alma” da equipe e principal responsável pelo sua sobrevivência em horas críticas foi o seu enorme Capitão, Basilian Villamayor. O “Liberdade” nasceu em um perfeito recanto dos subúrbios asuncenos povoado de “tarumá”, onde os referidos adolescentes, além de empregar-se “ao jogo de bolas”, se reuniram pra organizar suas serenatas e companheiros, muito em voga naqueles verdes anos. O primeiro objeto do clube, que algumas vezes assim como sesionaba nas salas de aula do Colégio Nacional, “desafiou” e aceitou os desafios dos outros clubes, dado que ainda não existia o campeonato. O primeiro quadro liberteño fazia assim: Daniel; João Manuel e Ignacio Sosa Escalada; Allegretti, Otazú e Recalde; Gatti, Ayala, Galeano, Villamayor e Morínigo.
Liberdade, instalou-se muito em breve no bairro Tuyucuá, numa quota da posse da família Andreani, alguns de cujos integrantes assim como jogaram no clube. Existem duas versões sobre a origem do codinome Gumarelo, um dos que se usa pra denominar a Liberdade.
- Mulheres de mais de cinquenta e um anos e homens com mais de setenta e um anos: 1200 mg
- Reafirma nossos glúteos
- Lesão de um gânglio dorsal por radiofrequência
- cem Lombares
A primeira versão diz que a denominação de “Gumarelo” originou-se em um personagem italiano construído pelo jornalista argentino Antonio Franiecevich, lá pelos anos 1919/1920, a quem chamou Pascuale Gumarello. O outro codinome que se emprega pra fazer a ligação ao micro computador é o de “Repollero”. Este se tem que ao caso de que no ambiente onde hoje fica a sede do clube antigamente se plantavam hortaliças, entre elas repollos.
É por esse motivo que a quadra de Liberdade assim como é conhecida como “A Horta”. Além disso, este recinto situado no bairro de Las Mercedes de Assunção recebe o apelido de “Tuyucuá”, que em guarani significa lodaçal. O clube ganhou em 1910, seu primeiro campeonato nacional, após disputar a final com o Clube Atlântida, no domingo, dia nove de outubro, no campo da quinta do General Bernardino Caballero. O primeiro campeão do Clube Liberdade, o formaram: Romero Rodrigues, Almeida, Postigo, Finks, Pintos, Andreani, Villamayor (capitão), Finks, Baudín e Ayala. No primeiro tempo, Liberdade abriu o placar com o gol de Baudín.