O Supercomputador Mais Bonito Do Mundo Está Em Uma Capela De Barcelona 1

O Supercomputador Mais Bonito Do Mundo Está Em Uma Capela De Barcelona

a ciência e A religião parecem ter localizado um espaço de encontro no bairro de Pedralbes, em Barcelona. É uma paisagem infinita de luzes intermitentes e cabos organizados por cores: entre sessenta e 80 quilômetros de cabo realizam com que o cérebro do pc funcione.

Uma dupla porta de segurança oferece acesso ao aquário, que protege os armários. A entrada é fundado em turnos, você só poderá acessar um de cada vez utilizando um cartão e uma impressão digital. O murmúrio que se percebe desde fora se torna o que poderia ser o zumbido de milhares de abelhas, uma vez que ao outro lado da porta. São os 13.700 bilhões de operações que os processadores do Mare Nostrum quatro fazem a cada segundo. Mas esse contraste é muito mais do que um centro de detalhes esbelto.

Investigadores de toda a Europa fazem uso pra trabalhar em projectos relacionados com a saúde, o clima, o desenvolvimento de inteligência artificial e de novas maneiras de energia. Agora mesmo, estão desenvolvendo modelos pra prever a dispersão da poeira do Saara, que altera a agricultura de Almeria ou as Ilhas Canárias e afeta as pessoas com doenças pulmonares. Os cálculos do Mare Nostrum 4 também são capazes de aprimorar e até mesmo salvar vidas.

A transformação climática é outra das linhas de procura comuns. Os cálculos do computador servem para reconhecer e prever a característica do ar nas cidades, o que poderia auxiliar pra controlar a poluição. De alguma mandeira o Mare Nostrum 4 é uma máquina do tempo: os modelos que se desenvolvem exercem simulações e prever o jeito dos fenômenos que estudam. “No total, estes processadores passaram mais de 3.000 projetos científicos”, explica Mateus Valero, diretor do Centro Nacional de Supercomputação e pai do pc.

  1. Conclusão – Puerto Argentino está pela ordem Argentina
  2. 4 Como começar a utilizar o Siri e o tipo de ajuda que oferece
  3. A promessa de que possa ser um homem é de 99%… o Jane Austen
  4. GeForce 3D Vision Ready

“Não atendemos a corporações privadas, o centro é financiado por um consórcio do Governo, a Autarquia e a instituição de ensino de Barcelona. Nosso propósito é que os investigadores de toda a Europa são capazes de utilizar de graça o micro computador para prosseguir a montar a ciência”, proporciona Valero. E continua: “É muito essencial que Portugal tenha um destes centros de investigação, E se um povo não produz ideias, não é competitivo”. O centro dá certo com 34,três milhões de euros de orçamento, que vêm das corporações espanholas, entretanto bem como da Comissão Europeia. E sai rentável. “Por cada euro que nos dão para investigar, geramos 15”, continua Valero.

Por que cresceu em tão alto grau? “, conta Sergi Girona, diretor de operações do centro. “Precisávamos de um espaço de 160 metros quadrados, sem colunas que entorpecieran, alto e disponível. Só tínhamos a capela”. Não foi uma tarefa fácil. No caso de que se irá a claridade, umas baterias ligam-se automaticamente. “Manter o micro computador apenas com os acumuladores durante longo tempo custa muito”, explica Girona.

“E imediatamente em condições normais, gastamos por volta de um milhão e meio de euros por ano em energia elétrica”. Outro fator importante é a umidade do local. E que ele está em sua medida exata é o encarregado de manutenção.