Investidura Presidencial De Roleta Russa
Neste verão que não há Mundial de futebol, ou Euro, nem sequer Olimpíadas, os dirigentes políticos espanhóis criaram, pra entreter o pessoal no sufocante mês de julho, um engenhoso jogo chamado “investidura presidencial de roleta russa”. Essas eleições serão convocadas, inevitavelmente, se a investidura de roleta russa vai mal.
Sánchez vai ali sem acordos e acusado de habérselos trabalhado insuficiente, o tipo de teu antecessor, Mariano Rajoy. Igrejas chega pedindo poltronas, tirando peito, sem perceber que perdeu a terceira parcela de seus deputados nas últimas eleições.
- Ministro do Exterior (2006-2013)
- quarenta e um estava repondo
- três Setor Terciário
- a Holding da Companhia de Aço do Pacífico (CAP)
- Obras: A Sociedade Opulenta, 1958
Por Albert Rivera conversou em Cadeia SER com clareza, o teu homem em Madrid, Ignacio Aguado: “Seria impressionante que o PSOE abstuviera pela Assembleia de Madrid pra não depender do Vox”. O mesmo no Congresso, ou seja, abstenção de Cidadãos, para escolher o presidente de Governo? “Isso é totalmente diferente”. Deve ver de perto isto como que é o mesmo. Por acaso, o de “atirar votos no plano roleta russa” é pura metáfora.
Se fossem balas, algumas dariam a diana, outras no teto, e um em especial se pegaría um tiro no pé. Sem descartar que, dada a animosidade e a inquina que se professam publicamente alguns líderes, é muito possível que puxar a dar.
O New York Times destaca que esta geração de jovens líderes políticos espanhóis é bastante ambiciosa e quer atingir seus objetivos a cada gasto e por quanto antes. Sua incapacidade pra atingir acordos com visão de Estado põe em risco a constância econômica e os investimentos estrangeiros, que não aceitam um horizonte de hesitação.
Se a roleta russa da investidura falha, iremos novas eleições. Alguns dados a ter em conta: as eleições estima-se que custou por volta de 300 milhões de euros e 6 meses de paralisia, estima uma pessoa tão bem informado como José Luis Ayllón, ex-diretor de Gabinete de Mariano Rajoy.
A cidadania se incomodam com a inoperância política e começa a reclamar um sistema eleitoral desigual. A duas voltas. Se o atual está pensado pra que pacten, e não são capazes, ou não querem acordar, vamos alterar a lei pra que a população não fique infeliz, com aquela impressão que tocou magistralmente O Quebrado. Um homem assomado a um contêiner de lixo-lhe perguntam o que está buscando. Resposta: “o Meu voto”. É desta forma.