Por Que É Considerável Que Os Empreendedores Sociais São Futurista
Aviso aos empreendedores. Inovar é uma das qualidades que passa o sucesso de uma organização, além de tudo, se é de caráter social. Dê uma olhada neste tipo de corporações. Se você investigar tua abordagem se dá conta de que têm um perfil comum: na sua vasto maioria, respondem a dificuldades neste momento existentes. É diante de um desastre natural, uma crise de refugiados ou de um sistema estrutural que não tem dado os seus frutos quando este tipo de coletivos reage.
Mas, o que aconteceria se, também, dedicasen porção de teu tempo para raciocinar quais são os assuntos com os quais terão que aguentar, no futuro, ao invés de se concentrar apenas em procurar a resposta pós-traumática? Segundo a Comissão Europeia, a investigação e a inovação contribuem diretamente para a prosperidade económica, a fabricação de emprego e o bem-estar individual e coletivo. Uma das primeiras idéias que a mente se localiza quando se fala de um empreendedor social é altruísmo.
Esta característica confere a esses perfis de certas vantagens pela hora de realizar um projeto. E para que essas capacidades desenvolvam com sucesso teu objetivo são de analisar o modelo sobre o qual se fundamenta o seu serviço. “A iniciativa social é a chave pra instigar soluções reais, a nível lugar, que provocam um efeito em cadeia, atingindo um impacto global”, continua a psicóloga.
Só inexistência navegar pelos projetos das empresas de veículos para perceber que têm os olhos postos no futuro. Com automóveis em desenvolvimento que não precisa de motorista ou motocicletas em que não há que levar capacete já que impedir cada choque a partir de tecnologia, esta indústria está antecipando o futuro.
“Fantasiar o futuro é uma das melhores estratégias para definir dificuldades presentes e para inovar”, diz Valderrama em seu livro Criatividade Inteligente: Guia para o empreendedor muito bom. Colocar a visão para além do presente aparece como uma pergunta fundamental pela agenda de certos domínios, como o tecnológico. Entretanto, como detalha Matt Mãos, designer e autor do livro Para uma organização social preventiva: “Quando se trata de organização social, originou-se em reação a algo que aconteceu no passado”. Antecipar o que podes acontecer e até mesmo fantasiar um caso possível é importante para aprimorar qualquer situação.
- Dois A Gestão de Recursos Humanos
- Desse jeito ganhamos 10.000 euros pegando maconha nos EUA
- Independência informática (defesa contra eventuais agressões)
- Escritório presta Assessoria de Planejamento Setorial
“O futuro não é o destino, não está predeterminado. Nem existe no momento presente. Portanto, podemos contribuir pra criá-lo, pra influenciar o que vai acontecer, agindo no presente”, comenta Valderrama. Por sua divisão, Mãos dedica metade do seu tempo de trabalho com clientes comerciais e o resto doa ao sector social por intermédio da sua corporação Verynice.
Isto lhe permitiu observar as diferenças entre ambos os domínios. “O que é óbvio no setor privado não é tanto o social e vice-versa”, diz. A psicóloga expõe em seu livro inúmeras técnicas para cocriar o futuro.
Uma delas é a interpretação criativa .”É uma metodologia que permite montar coletivamente contextos próximos e preparar propostas que conduzam ou façam mais viável o futuro desejado”. O procedimento é composto de 4 fases, que vão desde a elaboração de cenários que representam visões supostas montadas a partir de suposições, passando por um diálogo entre os envolvidos, que desemboca em um acordo e, finalmente, se desenha o projeto.
Outra ferramenta é a viagem ao futuro. “Tem o propósito de deixar voar a imaginação como se pudéssemos ver o futuro numa bola de cristal”, adiciona Valderrama. Trata-Se de visualizar um futuro desejável e trabalhar no presente pra criá-lo.