Novas Ideias Pra Investir Em Pequenas Organizações
A Bolsa está aproximando-se pouco a insuficiente com a realidade empresarial de Portugal. Mais de 90% das organizações têm uma suporte de pme e, entretanto, têm pouca notabilidade no mercado de valores mobiliários. O MAB, o Mercado Optativo de Ações, você está tentando variar isso. Em 2009, abriu as portas pra corporações de pequena e média capitalização, com a incorporação de Zinkia, a produtora da série de desenhos animados Pocoyo.
Foi o primeiro lançamento em parquet, desde que, em julho de 2008, a Caixa de Economias do Mediterrâneo (CAM) incluiu a cotar suas quotas participativas. Depois começaram Imaginarium e o Grupo Gowex. A tabela irá aumentar a próxima semana com Medcomtech, que esta previsto para fazer sua estréia no dia 25, e as seguintes com mais entidades que agora anunciou teu interesse em pertencer a esse segmento, como EuroEspes ou B-Biotics. Um inquérito recente efetivado neste jornal, entre consultores cadastrados (as entidades que projetam e dirigem a colocação), havia registrado mais de setenta corporações, a ponto de sair pra cotar o MAB. Antonio Giralt, presidente do MAB.
Henrique Queimada, ceo da OnetoOne, corporação que adquiriu o status de consultor inscrito. Queimada calculado em um milhão de euros, o custo da saída pra este segmento. O apoio do Executivo acrescenta as ajudas das comunidades autónomas.
a Galiza, Lisboa e Madrid apoiam as empresas na sua saída à Bolsa. Zinkia, Imaginarium e Gowex fizeram ampliações de capital, que têm sido dirigidas exclusivamente aos investidores institucionais internacionais e nacionais. Francisco González, da Ernst & Young. Orvalho Fernández, PricewatherhouseCoopers. Pros especialistas, estão dando os passos necessários pro desenvolvimento do Mercado Optativo. Os especialistas concordam que, a partir desse momento, o desenvolvimento do Mercado Opcional depende em boa fração do varejo, e em que a via para canalizar seus investimentos seriam os fundos especializados. Uma das coisas que procuram as organizações que saem para o MAB é a notoriedade ou a presença de imagem.
- Três meses de Neville
- seis da República Aristocrática ao Governo Revolucionário da Potência Armada
- 1 Uma posição transitório
- Sosa – por Tabaco Fonte
Zinkia e Imaginarium são entidades que contavam com um certo discernimento por parcela do mercado. Entretanto uma boa fatia das empresas interessadas neste segmento são umas grandes desconhecidas pros investidores particulares. Joaquim Garcia, presidente Gowex. Pelo lado dos fundos de investimento, os consultores inscritos reconhecem que ainda há tudo por fazer, porém parece que começa a haver algum interesse.
Ignacio da Torre, professor da IE Business School e sócio do Arcano, consultor inscrito. Para ele, além do mais, seria uma forma de aproximar o MAB aos mercados opcionais europeus, como o inglês, (AIM) ou francês (Alternext). No tempo em que, Javier Redonet, advogado da Uría Menéndez-proença de carvalho, considera que “teria que motivar as instituições de investimento colectivo especializadas em valores menores, que poderiam ser uma escolha de entrada pros particulares”. Por outro lado, Francisco González prevê que, em breve, alguma empresa prepare na sua colocação ao MAB um trecho para particulares.
Tenha em mente, também, que EuroEspes, dedicada à investigação biomédica, que terá como assessor registrado, Ernst & Young, optará pelo listing -só botar ações no mercado – para estrear no Mercado Opcional. Um prazeroso modelo é o de Gowex, que pela sexta-feira completou uma semana como organização cotada em bolsa. Conta com uma tesouraria de mais de 5 milhões e, em 2009, apresentou um acrescentamento de faturamento de 46% e um progresso da margem ebitda de 11,8%, apesar da recessão. Quanto ao momento, há especialistas que consideram que o MAB é um mercado com um conceito diferenciado do habitual que lhe protege de fortes turbulências financeiras.
Zinkia, Imaginarium e Gowex saíram no MAB abaixo do valor de orientação inicial. A melhoria que tem seguido, desde a tua estréia foi muito díspar. O ceo da Zinkia, Fernando de Miguel, garante que o acontecimento de ter saído o MAB teve o efeito imediato de obter o financiamento obrigatório para a expansão do negócio. Com conexão à ação, é de opinião que “a preços muito atraentes para o investidor de médio prazo”.
A fabricante zaragozana iniciou a tua actividade no Mercado Opcional há um pouco mais de 3 meses. Teu presidente, Felix Tena, acredita que haverá que deixar ainda alguns trimestres para avaliar o real choque na conta de resultados. No entanto ainda deste modo confia em chegar”, para os objetivos previstos”. No próximo dia 12 de abril haverá públicas as suas contas. Reconhece, por outro lado, a notoriedade que ganhou a marca desde que a corporação saiu a ser contada. Gowex foi a última a sair para indicar, apenas há uma semana. Joaquim Garcia, ceo, proporciona que somam mais de trinta investidores institucionais na OPAS e por volta de quatrocentos a nível específico, uma vez iniciada a negociação.